Cuida no Clima – Mobilizando Juventudes do Nordeste Brasileiro

O Nordeste do Brasil sofre com a negligência, a invisibilidade e a construção contínua de uma imagem negativa sobre a sua população, impactando social, econômica e ambientalmente a região. Nesse sentido, surge a motivação de superar esse cenário, despertando o protagonismo e o senso de pertencimento das juventudes nordestinas para a transformação social e ambiental, trazendo visibilidade às potencialidades e aos problemas existentes no bioma da Caatinga e seus impactos sobre setores como cultura, economia e equilíbrio ambiental.

Para cumprir esse propósito, surge o projeto Cuida no Clima para capacitar juventudes em mobilização social a partir da promoção de conhecimentos sobre o bioma da Caatinga, da educação ambiental interdisciplinar e do intercâmbio entre comunidades marginalizadas da região Nordeste. A metodologia envolve 6 fases de ação para a abordagem da agenda 2030 e outras tópicos nacionais e internacionais, adaptadas para a realidade climática local.

O objetivo é Formar lideranças interdisciplinares cientes da importância do enfrentamento à crise climática, desenvolvendo senso de pertencimento e ação da juventude nordestina a partir da ação local, em colaboração com agendas de mobilização e ativismo sustentáveis.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *